domingo, 28 de junho de 2009

Ser ou não ser?




Gay, (latim tardio gaiu, pelo francês gui, ao inglês gay = "alegre, jovial) termo utilizado normalmente para se designar o indivíduo, (homem ou mulher), homossexual.
Bissexual, termo aplicado a seres e, mais comumente, pessoas, que se sentem atraídos por ambos os sexos, servindo, portanto de um quase meio-termo entre o hetero e o homossexual.

Hoje, 29 de junho, dia mundial do orgulho gay, conversei, sem saber da data comemorativa (verdade), sobre o assunto, sobre ser gay, ser ‘Bi’, assuntos que surgiram do pressuposto de tais pessoas me chamarem de Gay, de ‘Bi’, brincadeiras que “coincidentemente” foram bem acentuadas neste dia.
Como estive com a Serena (que tem certeza de que sou!), nós vimos um documentário na TV, logo após de ver clipes com o tema, (o canal tava focando isso), sobre o crescimento do ‘bissexualismo’, no mundo. A pesquisa baseava-se em, entrevistar pessoas que viviam, experimentavam, ou simplesmente observavam tal crescimento. Tinha um rapaz, 18 anos, que estava se relacionando com um homem, mas queria que este, fosse uma mulher, pois pra ele seria mais fácil tal relação. Também, uma garota bissexual, que namorava um homem, e o mesmo sabia que ela sentia atração por pessoas do mesmo sexo. E um garoto, de 11 anos, que era filho de pai Gay, e mãe “curiosa”, e que tinha uma relação muito estranha com a vida social, pois entendia que, tinha que ser “espelho” do pai, e, portanto gay, mas que não era bem isso que queria.
Essas questões me levaram a perceber que é muito mais fácil, e comum do que todo o mundo imagina tudo está ligado ao sentimento humano, de pessoa pra pessoa, sem preocupação com sexo, ou orientação sexual, nem raça, nem experiência de vida, nem relação familiar, nem sociabilidade, questões financeira. O amor ou a falta dele é o mesmo para qualquer todos, ou pelo menos deveria ser.


De qualquer forma, eu apóio o fim da homofobia, apóio a união entre as raças (se é que existe isso, raça), e apóio também o amor Livre. Pronto! E Feliz dia Mundial do orgulho Gay pra todos, Gays, Lésbicas, Bi’s, simpatizantes, curiosos e ou não.

Um comentário: